terça-feira, março 29

Otimas dicas!!

Meninas.. eu sou uma "fuça-fuça" de primeira quando o quesito em jogo é artesanato...
Então, descobri um blog F A T Á S T I C O, o Petiti Poá (http://petitpoarte.blogspot.com/) lá encontrei otimas dicas em relação ao o quanto devemos cobrar do nosso trabalho.
Então, pedi para a Camila Pontes, dona do blog, se poderia postar aqui no meu blog as suas dicas, que são muito úteis para todas nós!!

Vamos as dicas!!!

Quanto vale o seu trabalho?

Sempre escuto: "Ah estou cansada, porque morro de trabalhar e meu trabalho não é valorizado...."
E eu fico me perguntado o porquê. Porque temos tantas artesãs e profissionais que conseguem seu sustento (ou parte dele) com seus trabalhos e outras não? Porquê? você sabe?
Bom, eu não posso afirmar que minha teoria se aplica em 100% dos casos, mas tenho pesquisado bastante e tenho visto que o que falta é a artesã (ou profissional) mostrar porque vale a pena seu cliente investir aquela quantia no seu produto.

Você já se perguntou quanto o seu produto vale?

No meu caso, por exemplo... tenho visto Fofuchas em EVA de todo preço: R$35, R$30, R$25, R$ 20( preço mais comum), R$ 15 e até (pasmem!!) R$12!! É uma diferença beeem grande entre a mais barata e a mais cara. E porque toda essa diferença?

No caso da parte de Design Gráfico, conheço quem cobra por uma logomarca R$200, R$150, R$ 100, R$ 75 (o meu caso :D) e já ouvi de quem cobra até R$15!

Mais uma vez uma diferença grande.
Essas coisas têm me levado a pensar muito sobre qual o valor do nosso produto??
Não quero aqui dizer que vc tem que cobrar valor A ou B, porque eu entendo que cada pessoa deve saber onde quer chegar, mas desejo apenas nos levar à reflexão de como podemos agregar valor aos nossos produtos. Se eu quero ter meu trabalho valorizado e reconhecido preciso mostrar ao mundo que eu mereço isso!

Vocês sabem que eu sou fã do site Assim, Sim - Handmade Bussiness, e algumas semanas atrás tinha um artigo muito interessante sobre isso, e algo que estava escrito me fez repensar muitas coisas na Petit Poá. Então hoje quero compartilhar algumas coisinhas com vocês, ok?

1. A primeira coisa antes de colocar o preço final numa peça é definir os custos que sem têm com ela.

Por exemplo... numa ponteira de EVA eu gasto de matéria-prima:
1 bolinha de isopor 35mm R$ 0,30
1 lápis preto comum - R$ 0,15
1/6 de folha de EVA estampad0(como são pedaços coloridos, eu fiz uma média do que seria se eu utilizasse uma folha só) - R$ 3,95:6 = R$0,65
Tinta, lacinho, e detalhes para acabamento - R$ 0,80
Total de material --> R$ 1,90
Então partiremos do princípio que tenho com gastos de matéria prima R$1,90.

2. Decida que tipo de apresentação seu produto terá.


Vejo por aí muita gente que se diz artesão mas não demonstra carinho com a peça produzida. Entendam, eu não estou dizendo que a pessoa não tem, estou dizendo que ela não demonstra!
Como eu posso demonstrar carinho com minhas peças? Dando a elas uma apresentação diferente!
O que eu amooo no mundo artesanal é o que diferencia ele do industrial.
Em cada produto que eu produzo eu posso colocar detalhes que farão daquela peça algo exclusivo!

Então eu posso acrescentar:
Saquinho de celofane decorado - R$ 0,05
Fita de Cetim colorida - aprox. R$ 0,05
Total para apresentação - R$ 0,10

3. Mostre quem você é!

Eu participo de bazares e vejo o enorme número de artesãos que sequer se importam em mostrar quem são! E como eu faço isso?
- Cada pessoa tem sua forma de ser mostrar, mas temos algumas opções: Tags, Etiquetas, Adesivos...
Gente, parece que é besteira gastar dinheiro com impressos personalizados, mas não é! Isso agrega valor ao produto final, além de ser uma forma da pessoa te encontrar novamente quando ela precisar.

Lendo um site sobre empreendedorismo li que é perca de tempo gastar com impressos quando você faz qualquer jeito e aquilo vai pro lixo depois... mas quem joga fora algo diferente? colorido, com detalhes, que enchem os olhos?? Eu pelo menos guardo até se acabar! Na papelaria do ateliê procuro deixar tudo sempre colorido (não, não somos do Restart, mas amamor cor, rsrsrs) porque quando a pessoa pegar aquele folder, ou cartão ou tag, ela vai querer guardar, e não jogar no primeiro cesto que ver pela frente!

Já vi cartões de visita impresso em papel sulfite e tirado xérox!! pelamoooor

E para mostrar quem eu sou, tenho que colocar no valor produto o valor do impresso tb:

Então:
1 Tag - 0,40
Sendo assim, até agora tive um gasto de R$ 2,40.

4. Depois de calcular todos os gastos, defina qual será seu lucro e quanto vale o seu trabalho.
Os administradores dizem que
material + seu trabalho + custos fixos = preço de custo
preço de custo + lucro = preço de atacado
preço de atacado X 2 = preço de varejo

Mas me diz aí como é que eu encaixo isso no artesanato?? Não dá né!? Se fôssemos seguir isso sairia assim

material + seu trabalho = preço de custo
2,40+2,00 = R$ 4,40

preço de custo + lucro = preço de atacado
4,40+2,20 = R$6,80

preço de atacado X 2 = preço de varejo
R$ 6,80 x 2 = R$ 13,60 - me diz aí, quem vende uma ponteira de lápis por R$ 13,60?! hahaha absurdo né?

Assim tabém como é absurdo vender uma por R$ 3,00 quando só de material se gasta mais de R$ 2,00!!

Ei ignoro boa parte dessas coisas aí, rsrs, mas quero tirar meu lucro, cobrir os gastos e ainda ter margem para capital de giro! Então, como eu faço?

Cobro R$ 5,00 pela ponteira de lápis - tiro os R$ 2,40 dos custos e me sobra 2,60 - desse valor divido 50% de lucro e 50% para o meu trabalho, ou seja R$1,30 - vendendo 100 ponteiras meu trabalho é de R$130,00 e o lucro é R$130,00 (que pode ser investido, aplicado, enfim...)
Claro que todos os valores são apenas um exemplo... Em cada estado do país a realidade é diferente...

5. Seja leal com a concorrência!
O que seria de nós sem concorrência não é mesmo? Mas até pra ser concorrente é preciso ser Ético, e essa palavrinha falta mundo no mundo virtual... Você acha que é um bom concorrente quando você vende uma ponteira por R$ 3,00 enquanto a maioria vende por R$ 5,00? Em algo mais abrangente: Você é um bom concorrente ao vender uma fofucha por R$12 quando a maioria vende por R$ 20?

Tem gente que acha que tem que vender a preço de banana pra conseguir muitas encomendas, pra conseguir se sobressair à concorrência... Ledo engano, tsc, tsc

Eu já cometi esse erro, e sabe o que eu ganhei: Dor de Cabeça!

Você atrai aquele clientes que só dão dor de cabeça, chega um ponto que vc tem muita encomenda e está tão estressada que não consegue dar um bom acabamento no produto, faz até de qualquer jeito e acaba tendo o resultado contrário ao que você queria....

6. Tenha bom senso
Se você aprendeu a fazer uma fofucha ontem, não comece cobrando um valor alto, mas também não cobre muito baixo. No começo eu cobrava R$ 15,00 porque estava aprendendo, mas quando as pessoas começaram a procurar mais, eu vi que era porque o trabalho estava muito bom, então subi pra R$18 e agora é R$20.

No Design do mesmo jeito. Seria loucura começar cobrando R$ 75,00, porque eu era nova no ramo... então comecei com uma promoção, depois subi mais um pouquinho e reajustei em R$75 de novo. E tem gente que tem coragem de dizer que é caro! E eu digo que não! Passo quase 8 horas sentada em frente ao PC, tem dias que meu pulso está inflamado de tanto ilustrar, fora a coluna, além disso tenho internet, energia, e custos.... pago essas coisas com o meu trabalho, não cai do céu e não acho justo meu marido pagar sendo que os gastos são do ateliê!

7. Escute o que falam do seus produtos.
Se você recebe bons comentários, elogios e feedbacks positivos - vá em frente!! Mas escute os negativos também e veja como pode melhorar!

8. Não sabe quanto cobrar? Faça uma pesquisa de mercado!!!
Conheça: http://www.daniteti.com.br/


Procure lojas que trabalham com o mesmo que vc, e veja a média de preço... estude qual o que se adequa melhor a sua realidade, seus gastos....

9. Saiba onde você quer chegar!
Defina as metas que quer alcançar: uma loja, um quiosque, um ateliê em casa?
Defina que tipo de público você quer atingir
Defina quanto você quer de lucro mensal

10. Invista em publicidade!
E eu não estou falando de contratar um marketeiro não, rsrs
Mande fazer folhetos coloridos, chamativos, e distribua nas ruas e casas, mande email marketing, divulgue seus serviços nas redes sociais, tenha um blog que chame a atenção
Coisas simples fazem toda diferença.
Tem blogs que eu não consigo passar 1 minuto sequer de tão poluído: muita imagem, música, pop-us, emoticons, estrelinhas, affff....
é muito bacana ter um blog limpo visualmente, não precisa de muitos enfeites pra que ele seja um lugar agradável. Lembre-se que o foco é o seu trabalho.

Outra dica bem legal é acessar o site do Sebrae Artesanato, lá sempre tem dicas legais!


Espero que tenham gostado das dicas da Camila... Eu adorei!!
Beijocas!!
Fernanda Alves

4 comentários:

  1. Fernanda, amei conhecer teu Blog e as dicas que voce repassou! Legal, amiga! Tô te seguindo pra não perder as novidades e te convido com muito carinho a conhecer Sonhos e Artes!Se voce gostar, venha pra ficar que eu vou adooooorar!Vá nos seguidores e se não der certo, faça login que voce consegue adicionar-se. Obrigada e Deus te abençoe! Gostaria muito de ver esta família linda no meu Blog! Bjus.Josi

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga! Obrigada por ter trazido sua família linda ao Sonhos e Artes! Estou aqui pra gente compartilhar, viu? Pode contar e obrigada pelo carinho. Bjus. Josi

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fernanda! Gostei muito das dicas. Não tinha parado para colocar tudo na ponta do lápis e acho que preciso rever meus conceitos. Achei teu cantinho muito lindo e adorei tuas peças. Quando tiveres um tempinho me faça uma visita, ficarei muito feliz.
    Bjks e sucesso!!!!
    Lidiarts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda, passei pra ver tuas artes e te deixar um beijo! Deus te abençoe!Josi

    ResponderExcluir

Eu adoro saber o que você acho do meu trabalho!
Então, deixa um recadinho!
Beijinhos!