terça-feira, dezembro 30

Feliz 2009!!!!!

O tempo ganhou asas mais longas e já riscou do calendário a primeira semana do ano. Passada a euforia pelas festas do final do ano velho começamos a esperar agora pelo depois, pelo o que vem rápido utilizando as pernas do futuro. Otimistas, deixamos nossas dores e incertezas nas portas que se fecharam para sempre. Estamos agora debruçados nas janelas que se abrem para um novo amanhã. Sedutor, excitante, atraente, escrevendo com a tinta da esperança todas as nossas promessas. Pincelando nossos novos horizontes com as cores de todos os nossos sonhos. Espio o tempo com o meu olhar de criança para não ficar temendo o desconhecido. Acredito que sempre podemos recriar nossa infância armazenada nos vãos da nossa alma para festejarmos os segundos encantados de cada alvorada, de cada meio de tarde, de cada sol que se põe. A vida recomeça agora com a floração de muitos pés de esperanças. Mesmo sabendo que o calendário que marca a ronda dos anos apenas nos diz que os dias continuam e que não tem como consertar todas as nossas ansiedades, nossas horas sofridas, temos que acreditar que chegamos num pedaço do tempo que promete e pode cumprir. Que escreve o que queremos ler. Que nos conta o que queremos ouvir. Que nos ofertará o amor que deixamos escapulir no ano que passou. Claro que não podemos ser tão inocentes a ponto de acharmos que uma simples virada de ano vai arrumar tudo que anda desarrumado no nosso interior. Na nossa vida. Mas podemos, por um momento, voltar a pensar como crianças felizes e acreditar nos anseios coloridos, no fantástico, no que encanta. Somente assim vamos poder enfrentar as verdades do nosso destino quando elas de fato acontecerem. Quando forem inevitáveis. Por enquanto é tempo de buscar boas notícias. De acreditar em bons presságios. De garimpar a ventura, a felicidade, o amor. Como sabemos que não conseguiremos viver pelas ruas da solidão, então é tempo de buscar as paixões avassaladoras que já achamos que estão perdidas. Afinal, estamos apenas começando a correria pelos nossos desejos que estavam adormecidos, pelos nossos sonhos que não ultrapassaram os parapeitos das nossas janelas. Como temos a certeza que nunca nos despediremos de nossas saudades de alguém que se escondeu para sempre entre as estrelas é tempo, então, de aprender a valorizar os momentos felizes que vivemos juntos e pensar que existem coisas que fazem parte da lei da reversão eterna. Da lei da vida. Como sabemos que nunca conseguiremos enganar o tempo, é prudente que tentemos entender a sua caminhada apressada e pegar carona nas suas horas felizes para que amanhã não lamentemos o que não ousamos buscar. O que nunca mais poderemos encontrar, descobrir, desbravar. Agora não é o momento de olhar o passado, o que nos feriu, os dardos que nos alcançaram, os desamores que nos cegaram, o ciúme que nos desorientou, a mentira que nos fez chorar, as traições que apunhalaram nossas verdades. Agora é tempo de acreditar que o presente nos oferta o futuro, uma vida inacreditável. Sem delírios, mas com sonhos. No que está escrito nas estrelas. Em todos os céus. Tenho lido muita coisa negativa nesse começo de ano. Existem muitos corações já naufragando nos oceanos dos infortúnios. Vejo muitos olhos que não sabem o que contemplar. Para os desanimados, os pessimistas de plantão, os amantes da má sorte, os que não acreditam no amor, que este ano passe voando e que tenham um feliz 2009. Quem sabe a vida não poderá dar uma nova chance para essa caravana de desiludidos. Eu, ao contrário, sou esperança que não acaba.
FELIZ 2009!!!

Caderno de Receitas... só tem delícias... hum....

Caderno de receitas...

Para Pensarmos...

O girassol é flor raçuda que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo. Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro. O girassol aprendeu a viver com o sol e, porisso, é forte.Já o miosótis é plantinha linda, mas que exige muito mais cuidado. Gosta mais de estufa. O girassol se vira... e como se vira! O miosótis quando se vira, vira errado. Precisa de atenção redobrada. Há filhos girassóis e filhos miosótis. Os primeiros resistem a qualquer crise: descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda. As mães chegam a reclamar da independência desses meninos e meninas, tal a sua capacidade de enfrentar problemas e sair-se bem.Por outro lado, há filhos e filhas miosótis, que sempre precisam de atenção. Todo cuidado com eles é pouco. Reagem desmesuradamente, melindram-se, são mais egoístas que os demais ou, às vezes, mais generosos e ao mesmo tempo tímidos, caladões, encurralados. Eles estão sempre precisando de cuidados. O papel dos pais é o mesmo do jardineiro que sabe das necessidades de cada flor: incentivar ou podar na hora certa. De qualquer modo, fique atento. Não abandone demais os seus girassóis, porque eles também precisam de carinho... e não proteja demais os seus miosótis. As rédeas permanecem com vocês, mas também a tesoura e o regador.Não negue, mas não dêem tudo que querem: a falta e o excesso de cuidado matam a planta...
Padre Zézinho

segunda-feira, dezembro 29

Para Refletir....

O Valor do tempo
Para perceber o valor de um ano, pergunta a um estudante que repetiu de ano.
Para perceber o valor de um mês, pergunta a uma mãe que teve um bebé prematuro.
Para perceber o valor de uma semana, pergunta a um editor de um jornal semanal.
Para perceber o valor de uma hora, pergunta a um casal de namorados que estão à espera para se encontrar.
Para perceber o valor de um minuto, pergunta a uma pessoa que perdeu o comboio.
Para perceber o valor de um segundo, pergunta a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.
Para perceber o valor de um milionésimo de segundo, pergunta a alguém que venceu a medalha de prata numa olimpíada.Valoriza cada momento que tens!
E valoriza mais porque deves de dividir o teu tempo com alguém especial, especial o suficiente para gastar o seu tempo junto a ti.
Lembra-te, o tempo não espera por nada nem por ninguém.
Ontem é história...
Amanhã é um mistério...
Hoje é uma dádiva.

domingo, dezembro 28

Como Criar um Projeto e um Plano de Aula - Passo a passo

1º Passo: Tema Escolha um tema geral para a sua aula;
2º Passo: Série ou turma É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;
3º Passo: Duração Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que vc consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido;
4º Passo: Disciplina Qual a matéria escolar que está encolvida com o tema;
5º Passo: Objetivos Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que vc qr alcançar com os seus alunos. Importante, nesta estapo do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como: - Desenvolver a ação coletiva; - Articular o cotidiano com a vida escolar; - Despertar o impteresse pelo assunto; - Instigar o trabalho em grupo;
6º Passo: Desenvolvimento Aqui você vai colocar as suas idéias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc;
7º Passo: Recursos São materias que vc irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materias rescicláveis, etc;
8º Passo: Avaliação Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e arendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho indivial e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adiquirido por seu aluno durante o projeto. Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é igual ao outro, devemos seguir a exigencia de cada instituição de ensiino, se a sua idéia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.
Algumas Dicas para montar um Projeto Escolar
Nos dias de hoje discute-se muito a forma como a educação dita formal (escolar) tem sido estruturada. Neste contexto, o aluno e o professor possuem um papel muito passivo no processo ensino-aprendizagem, na medida em que não têm a possibilidade de construírem este processo. Conteúdos e formas de apresentação das mesmas já estão pré-estabelecidas. Assim, o processo ensino-aprendizagem perde toda sua magia, deixando de ser significativo e prazeroso,tanto para os alunos como para os professores.A pedagogia de projetos vem nortear as atividades escolares, permitindo um trabalho interdisciplinar, abrangendo as diversas áreas do conhecimento, inserida na realidade e viabilizando múltiplas relações sociais.A função do projeto é favorecer a criação de estratégias para resolverem um problema proposto, testar algumas hipóteses referentes a um determinado tema, pesquisar sobre um assunto eleito pelo grupo, enfim, levar o grupo a buscar o que lhe é significativo.O projeto auxilia os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professor uma postura flexível, de pesquisador onde os desafios e conflitos o estimulem e não o paralisem. As fontes de pesquisa são as mais diversas: livros, material impresso, vídeos, relatos de exposições culturais, músicas, experimentos...A pesquisadora francesa Josette Jolibert diz que a Pedagogia de Projetos favorece o envolvimento dos alunos como co-autores de sua aprendizagens, possibilitando-lhes fazer escolhas, decidir e se comprometer com suas escolhas, assumir responsabilidades, planejar suas ações, ser sujeito de sua aprendizagem.Os projetos surgem na relação adulto/criança na medida em que o professor é capaz de atribuir significado à curiosidade despertada por assuntos ou atividades, às perguntas feitas, ao que é necessário ao seu desenvolvimento. No momento em que o professor consegue entender e aprofundar seus conhecimentos nesta proposta de trabalho, terá condições de aventurar-se em infinitas descobertas e perceber o quanto isto é enriquecedor.As etapas da elaboração de um projeto são muito importantes e repletas de descobertas. Para tanto o professor deve se organizar e mapear o que deseja trabalhar. Esse mapeamento deve ser flexível.
Roteiro:
- Objeto do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História...) - Conteúdos específicos - Tema - Objetivos específicos - O que o professor e os alunos desejam com o projeto. - Objetivos: - De vida cotidiana - questões práticas relacionadas com a construção do grupo
- Empreendimento - apoiados em situações reais, nas realizações do grupo; - Aprendizado - conhecimento relacionado à aprendizagem do grupo. - Justificativa - O que as crianças possam vir a conhecer. - Origem do projeto - Intenção do projeto - Relação do tema com o grupo, observando as características da idade, tipos de pensamento, relações que estabelecem com o mundo. - Desenvolvimento - marcos do trabalho, atividades... - Recursos - Avaliação - Uma do professor e outra do grupo de alunos- Tempo provável de duraçãoDe acordo com as pesquisas de Jolibert, situações favoráveis para aprendizagem são criadas a partir de um meio propício à discussão, tomada de decisões, reflexões, ações e avaliações contínuas. No momento que o grupo está envolvido pelo seu projeto é como se esse estivesse "vivo", as crianças mais cooperativas buscando estratégias e definindo em conjunto a condução do projeto, permitindo maior autonomia. Um projeto pode dividir-se em:· Projetos referentes à vida cotidiana: abrangem todas decisões relacionadas à existência, ao funcionamento da vida de um grupo de crianças e adultos na escola.Organização do espaço, tempo, atividades, regras... permitem uma maior organização das crianças deste grupo, oportunizando-as a se expressar, escolher, viver e assumir seus conflitos, compartilhar as responsabilidades, aprender a ouvir os outros, tornarem-se autônomos.· Projetos empreendimentos: atividades complexas em torno de uma meta definida. São referentes a situações reais, transformando um mero conteúdo escolar em uma necessidade e atividade prática concreta. Essas situações possibilitam aos alunos lidarem com a distribuição de tarefas em um espaço de tempo e efetuarem um processo de avaliação dos resultados obtidos.· Projetos de aprendizado/competência: pôr ao alcance das crianças o conteúdo das instruções oficiais. Portanto, surgem do desejo de tornar os alunos sujeitos de sua aprendizagem. Esses projetos são construídos coletivamente (professor/aluno) a partir da apresentação simplificada do conteúdo curricular. O mesmo decorre dos projetos de vida cotidiana e empreendimento, pois desenvolvem habilidades, destrezas e conteúdos que sustentam a execução dos mesmos. Durante a execução do projeto, o grupo deverá realizar avaliações contínuas referentes ao relacionamento em grupo, planejamento e suas etapas, execução, envolvimento, responsabilidades e que marcas lhe são significativas em uma etapa do projeto ou mesmo na finalização do mesmo. Esta avaliação pode ser feita através de registros gráficos, relatórios, reflexões orais, painéis...Os registros realizados no decorrer do projeto servem como um importante referencial do que está sendo desenvolvido no momento e para divulgar o trabalho na escola. O projeto é aberto e o envolvimento de mais pessoas com certeza possibilitará muitas trocas e descobertas significativas. O trabalho com projetos permite que qualquer criança, mesmo as com necessidades educativas especiais, viva com autonomia suas estratégias de aprendizagem e sua vivência num grupo com estruturas envolventes, conflitivas, criativas, responsabilizantes. Permite que as crianças construam sua história de "vida escolar" com entusiasmo, alegria, conflitos, dificuldades e muitas aventuras, permeadas pelo currículo escolar.
* Texto elaborado pela equipe pedagógica do Centro Integrado de Desenvolvimento,CID, escola inclusiva de Porto Alegre.

Projeto: "Você me Conhece?"

.Justificativa:
Meu nome é Fernanda e durante o ano de 2009 irei trabalhar com a turminha do Nível II. Para nos conhecermos melhor, iremos dar início ao projeto “Você me conhece?”, onde iremos despertar o espírito de amizade para que possamos nos conhecer e nos relacionar cada vez melhor. Conto com a colaboração de vocês!
Objetivos:
· Desenvolver a criatividade, imaginação e o auto conhecimento para que as crianças possam se reconhecer como um ser indificável, capaz de criar, tornando-se um ser crítico. · Conhecer a história de vida das crianças favorecendo o conhecimento de si mesmo e do mundo que vive. · Incentivar a expressão oral para que as crianças sintam-se cada vez mais auto confiantes. · Despertar o espírito de amizade para que as crianças consigam se relacionar melhor. · Identificar os membros de sua família para relacionar suas relações de parentesco. · Ampliar as habilidades motoras trabalhando movimentação dos grandes músculos, lateralidade, equilíbrio e jogos recreativos. · Desenvolver a construção do pensamento lógico matemático para que estabeleça relações.· Elaborar algumas combinações com a turma para que possamos conviver em harmonia.
Atividades:
· Livro dos nomes. Enviar para casa um questionário, com as seguintes perguntas: “Por que eu me chamo assim?“ “Como foi escolhido meu nome?” “Quem escolheu?" Com as respostas iremos confeccionar o Livro dos Nomes, com os significados e as respostas. Colar uma foto da criança na página do seu nome. Na capa, colar uma foto da turma. · Roda da Rotina: Confeccionar um cartaz com a nossa rotina diária e todos os dias, na chegada iremos discutir sobre ela. · Crachá com fotoFeito de E.V. A, ficara fixado na criança com joaninha. Na hora de ir embora a criança irá tirá-lo e coloca-lo em um cartaz que representará uma “casinha”. · Confecção do Cartaz de Combinações da turma: Combinaremos as regrinhas em uma roda de conversa. Depois iremos fazer uma pescaria. Ler o que está escrito em cada peixe que as crianças irão pescar. Os peixes vermelhos serão os quais deveremos pensar sobre a atitude que está escrita nele e os verdes as atitudes que queremos alimentar todos os dias. · Cara Maluca: Cada criança terá uma gravura de rosto de revista dividido em quatro partes, onde serão recortadas e embaralhadas, elas terão que montar. · “Auto retrato” cada criança irá ganhar um palito de picolé, onde terá que colar em uma folha, após irá se auto desenhesar, colocando cabeça, braços, pernas... · Carimbo da foto: Iremos pegar uma foto da família e iremos colocar embaixo de uma placa de acrílico e as crianças irão contornar com cola colorida, então iremos carimbar a placa na folha de desenho. · Com luva cirúrgica faremos à representação da família. Cada criança irá ganhar uma luva cirúrgica, encher e colar nos dedos das mesmas gravuras de pessoas que representem a família de cada um. Iremos confeccionar um “vasinho” da família. · Leque da família: Variação da árvore genealógica